Diário Local

Polícia Federal cumpre novos mandados contra mineração ilegal após grupo espionar juiz que apura o caso

A Polícia Federal cumpriu novos mandados contra um esquema de mineração ilegal em Minas Gerais após o grupo espionar um juiz federal ligado ao caso.

Por Diário Local

A Polícia Federal cumpriu novos mandados contra um grupo suspeito de manter um esquema de mineração ilegal em áreas protegidas de Minas Gerais, em uma nova fase de operação sobre o caso.

A ação foi reforçada depois que as investigações apontaram que os suspeitos teriam espionado e tentado se aproximar de um juiz federal ligado ao processo.

Quem são os investigados?

O grupo seria formado por empresários e servidores de órgão ambiental, segundo as apurações. Todos respondem aos fatos investigados, respeitada a presunção de inocência.

Foram cumpridos 20 mandados de prisão, com 15 pessoas presas e dois foragidos no momento da deflagração.

O que motivou a nova fase?

De acordo com a investigação, os suspeitos teriam adotado medidas para monitorar o magistrado responsável, o que levou ao reforço das ações.

A mineração ilegal em áreas protegidas é alvo recorrente das autoridades por causa dos danos ambientais e dos prejuízos ao patrimônio público.

Materiais apreendidos durante as buscas serão analisados para aprofundar a apuração sobre a estrutura do esquema.

A Polícia Federal e o Ministério Público seguem investigando o alcance das atividades do grupo.

Os presos serão encaminhados às autoridades competentes e devem responder pelos crimes apurados.

A tentativa de interferir na atuação de um magistrado é tratada com gravidade pelo sistema de Justiça.

A investigação continua para identificar outros possíveis envolvidos.

Revisado por Davy Albuquerque, editor responsável.