Diário Local

Uruguai é eliminado na fase de grupos e se torna primeira seleção sul-americana fora da Copa 2026

A La Celeste perdeu para a Espanha por 1 x 0 e terminou em terceiro lugar do Grupo H, que não classifica terceiros colocados. Na campanha, empatou com Arábia Saudita e Cabo Verde antes de perder para os espanhóis.

Por Diário Local

O Uruguai se despediu da Copa do Mundo 2026 nesta sexta-feira (26/6) após perder para a Espanha por 1 x 0 e encerrar sua campanha em terceiro lugar do Grupo H. A derrota marcou a primeira eliminação de uma seleção sul-americana na fase de grupos do torneio.

Na competição, a La Celeste não venceu nenhum adversário. O time acumulou um empate de 1 x 1 com a Arábia Saudita na estreia, seguido de um 2 x 2 contra Cabo Verde. Com a derrota para a Espanha e o resultado de 0 x 0 entre Arábia Saudita e Cabo Verde, os uruguaios não conseguiram alcançar a segunda colocação do grupo, que seria necessária para avançar. O formato da chave não classifica terceiros colocados.

A campanha frustrante foi marcada por tensão entre os jogadores e o técnico Marcelo Bielsa. Segundo relatos, às vésperas do confronto decisivo com a Espanha, os atletas realizaram uma reunião com o treinador para solicitar mudanças na forma de trabalho durante o torneio.

O elenco, que inclui nomes como Fede Valverde, Manuel Ugarte, Rodrigo Bentancur e José María Giménez, também manifestou insatisfação com a carga de treinamento. Os jogadores apontaram que o excesso de intensidade nos treinos teria contribuído para as lesões que os afetaram no período anterior ao mundial.

Revisado por Davy Albuquerque, editor responsável.