Diário Local

Vitória-ES aposta na profundidade do elenco para avançar na Série D após maratona de jogos

Com 35 partidas disputadas na temporada, o Alvianil chega ao confronto contra o Betim com vantagem do empate e conta com o trabalho integrado do staff para manter o desempenho.

Por Diário Local

O Vitória-ES chega ao duelo deste sábado contra o Betim, pela volta da segunda fase do Campeonato Brasileiro Série D, com a marca de 35 jogos disputados na temporada 2026. Em meio à sequência de partidas decisivas entre a competição nacional e a Copa Espírito Santo, o clube precisou administrar viagens, confrontos a cada três dias e um constante rodízio no elenco para manter-se competitivo nas duas frentes.

O planejamento vem surtindo efeito. O Time de Bento Ferreira chega ao confronto em Contagem com a vantagem do empate para avançar à terceira fase da Série D. Na última terça-feira, garantiu classificação para a final da Copa Espírito Santo ao eliminar o Vilavelhense nos pênaltis.

Profundidade do elenco e trabalho do staff

O técnico Rafael Soriano atribuiu o desempenho do Vitória-ES à combinação de dois fatores: o trabalho integrado do staff e a profundidade do elenco montado para a temporada. Segundo o treinador, nesses momentos de decisões simultâneas, o foco está mais em recuperação do que em trabalho tático e técnico.

"Eu acho que são dois pontos. O primeiro é o trabalho feito por todo o staff, pela preparação física e pelo pessoal do departamento médico. Agora é muito mais um trabalho de recuperação nesses jogos do que propriamente treinamento tático e técnico. Acho que todo o staff vem fazendo um trabalho muito bom e nos dando esse suporte", afirmou Soriano.

Gestão física e rodízio de jogadores

A gestão da carga física tem sido um dos principais desafios desde o início da sequência de mata-matas. Nas últimas semanas, Soriano alternou a utilização de titulares e reservas entre as duas competições, preservando atletas em determinados jogos para minimizar o desgaste sem comprometer o resultado.

Na avaliação do treinador, essa estratégia só foi possível porque o clube foi estruturado para suportar uma temporada com decisões simultâneas. "A diretoria, junto da gente, conseguiu montar um elenco que nos permitisse rodar nessas duas competições e buscar classificação nas duas frentes, tanto na Copa Espírito Santo quanto na Série D. Ter um elenco que permita isso, sem dúvida alguma, facilita bastante", completou.

Após vencer o jogo de ida por 1 a 0, o Vitória-ES joga pelo empate neste sábado para garantir a vaga na terceira fase e seguir na luta por um dos seis acessos à Série C de 2027.

Revisado por Davy Albuquerque, editor responsável.