Pagamento em dinheiro nos ônibus municipais do Rio acaba em 28 de junho e dá lugar a cartão e Pix
Após decisão judicial, a prefeitura adiou para 28 de junho o fim do pagamento em espécie; passageiro deverá usar cartão Jaé, Pix ou cartão por aproximação.
Por Diário Local
Os ônibus municipais do Rio de Janeiro deixam de aceitar pagamento em dinheiro a partir de 28 de junho de 2026. A data, inicialmente prevista para mais cedo, foi adiada pela Prefeitura do Rio após uma decisão judicial, segundo a Secretaria Municipal de Transportes.
Com a mudança, o passageiro passa a pagar a passagem exclusivamente por meios eletrônicos. A prefeitura afirma que o objetivo é dar mais transparência e segurança ao sistema, reduzindo o manuseio de dinheiro dentro dos veículos.
Como pagar a passagem a partir de 28 de junho?
As formas aceitas serão o cartão do sistema Jaé (o cartão verde), disponível em 1.464 pontos na cidade; o Pix, em expansão pela frota; e o cartão de crédito ou débito por aproximação. Também seguem válidos o Bilhete Único Carioca (BUC) e o Bilhete Único Margaridas (BUM).
Quem ainda paga em dinheiro?
Segundo a prefeitura, cerca de 95% das passagens já são pagas sem dinheiro, o que mostra a adesão dos passageiros aos meios digitais. Desde o anúncio da medida, houve aumento de 300% nos novos cadastros para uso de pagamento eletrônico.
Onde comprar e recarregar o cartão?
O cartão Jaé pode ser adquirido e recarregado em mais de 1.400 pontos, rede que foi ampliada para incluir 374 bancas de jornal que vendem e recarregam o cartão. O Pix também vem sendo testado em parte da frota, com tempo médio de processamento em torno de 27 segundos por transação.
A orientação da Secretaria de Transportes é que os passageiros que ainda pagam em dinheiro façam o cartão ou se habilitem aos meios digitais antes de 28 de junho, para evitar transtornos no embarque.
