Diário Local

Rio prepara Força Municipal de Trânsito após acidentes subirem para 13,3 mil no início do ano

Prefeitura planeja para o fim de 2026 um grupamento da Guarda Municipal voltado ao trânsito, com foco em motos de aplicativo e estacionamento irregular.

Por Diário Local

A Prefeitura do Rio de Janeiro planeja criar até o fim de 2026 a Força Municipal de Trânsito, um novo grupamento formado por guardas municipais e voltado à fiscalização e à organização da circulação viária na cidade. A iniciativa foi apresentada como parte do Acordo de Resultados da gestão municipal.

Por que criar o grupamento?

A medida surge em um cenário de aumento dos acidentes na capital. Entre janeiro e maio de 2026, foram registrados 13.383 acidentes de trânsito, contra 12.342 ocorrências no mesmo período de 2025, segundo dados citados pela administração municipal.

Quais serão os focos da atuação?

Entre as prioridades estão as motocicletas usadas por aplicativos de entrega, o estacionamento irregular e demais infrações que afetam tanto motoristas quanto pedestres. Só entre janeiro e maio de 2026, foram registradas 79.947 reclamações relacionadas a estacionamento irregular na cidade.

Como ficará a estrutura?

Os detalhes operacionais ainda estão em definição. As autoridades discutem o número de agentes, os procedimentos de atuação e se os integrantes serão armados, nos moldes da divisão armada da Guarda Municipal. O plano foi divulgado pelo comando da Guarda Municipal do Rio.

A criação da Força Municipal de Trânsito se soma a outras ações de mobilidade na cidade e tem como meta reduzir acidentes e organizar a circulação em pontos críticos, especialmente em horários de maior movimento.

Revisado por Davy Albuquerque, editor responsável.