Diário Local

Ministério da Saúde alerta para risco de sarampo durante a Copa do Mundo

Pasta recomenda vacinação a viajantes diante de surtos da doença em países-sede do Mundial; a vacina tríplice viral é gratuita no SUS.

Por Diário Local

O Ministério da Saúde emitiu alerta sobre o risco de reintrodução e disseminação do sarampo no Brasil em razão do fluxo intenso de viajantes durante a Copa do Mundo de 2026, sediada por Estados Unidos, Canadá e México — países que enfrentam surtos da doença.

Qual é a situação nos países-sede?

Segundo dados citados pela pasta, o México passou de 7 casos em 2024 para milhares de registros em 2025 e 2026. Estados Unidos e Canadá também acumulam casos no período, e o Canadá chegou a perder o status de país livre da doença.

E como está o Brasil?

O Brasil mantém o status de país livre da circulação endêmica do vírus do sarampo, conquistado em 2024. Ainda assim, foram confirmados casos isolados em 2026, ligados a viagens internacionais e a pessoas não vacinadas.

Como se proteger?

A proteção é oferecida gratuitamente pelo Programa Nacional de Imunizações, por meio das vacinas tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e tetraviral (que inclui também a varicela). Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação prévia à viagem é a medida mais eficaz de proteção individual e coletiva.

Quem deve verificar a vacinação?

Crianças, adolescentes e adultos devem seguir o Calendário Nacional de Vacinação. Quem pretende viajar para áreas com surto deve checar a caderneta de vacinação com antecedência.

Para confirmar se suas vacinas estão em dia, procure a unidade básica de saúde e, em caso de dúvidas, avaliação médica antes de viajar.

Revisado por Davy Albuquerque, editor responsável.