Irã chega a Seattle com dois dias de preparação pela 1ª vez na Copa e mira classificação inédita
Sem vistos completos e restritos a entrar nos EUA só na véspera dos jogos, os iranianos chegam à última rodada invictos e com vaga na fase mata-mata ao alcance
Por Diário Local
A seleção do Irã chegou a Seattle na noite desta quarta-feira (25) e, pela primeira vez no torneio, terá dois dias de preparação antes de uma partida. O time enfrenta o Egito na madrugada de sexta para sábado, à meia-noite, com chances de avançar pela primeira vez na história para a fase mata-mata de uma Copa do Mundo.
A chegada com dois dias de antecedência era um pedido iraniano desde antes do início do Mundial. Com o conflito entre os dois países como pano de fundo, a delegação enfrentou restrições logísticas ao longo de toda a primeira fase: não conseguiu vistos para todos os membros do estafe, teve de mudar sua base de Tucson, no Arizona, para Tijuana, no México, e só era autorizada a cruzar a fronteira na véspera dos jogos, retornando ao país vizinho logo após cada partida.
O técnico Amir Ghalenoei chegou a reclamar que só pôde completar metade do último treino em Los Angeles, antes do empate sem gols com a Bélgica, no domingo. Após a partida, ele revelou ter recebido autorização para chegar mais cedo a Seattle e questionou por que o mesmo não havia sido permitido desde o início do torneio. A delegação iraniana também acusou os Estados Unidos de assediar o atacante Mehdi Taremi e um membro do estafe nos procedimentos de embarque rumo ao país.
Antes de deixar Los Angeles, os jogadores deixaram uma mensagem escrita no vestiário do estádio. "Da antiga Pérsia de milênios atrás ao Irã civilizado de hoje. O espírito do Irã permanece vivo e inabalável. Viemos a Los Angeles com orgulho, competimos com honra e partimos com dignidade", dizia o texto. "Que a paz, o respeito e a amizade prevaleçam entre todas as nações." O comunicado incluía as hashtags #168 e #Minab, referências ao número de mortos em um bombardeio a uma escola no sul do país, em fevereiro.
No torneio, o Irã está invicto — empatou com a Nova Zelândia por 2 a 2 e com a Bélgica por 0 a 0 — e chega à última rodada com dois pontos, na segunda colocação do Grupo G. A classificação vem com uma vitória sobre o Egito. Em caso de empate ou derrota, o time precisará que neozelandeses e belgas também empatem sem que o saldo de gols supere o iraniano. Os dois jogos serão disputados ao mesmo tempo.
