Nacional-AM vence Araguaína fora pela 1ª vez em mata-mata da Série D e decide vaga em Manaus
Pela primeira vez em todas as participações na Série D, o Nacional-AM ganhou o jogo de ida fora de casa e vai decidir a vaga com a vantagem do empate
Por Diário Local
O Nacional-AM alcançou um feito inédito na Série D do Campeonato Brasileiro ao vencer o Araguaína por 1 a 0 no último fim de semana, no Tocantins. Em nove participações na quarta divisão desde 2009, o clube amazonense nunca havia vencido o jogo de ida de um mata-mata atuando fora de seus domínios.
O resultado dá ao time da capital amazonense a vantagem de decidir a vaga no estádio Carlos Zamith, em Manaus, no próximo domingo (28), às 17h (horário de Brasília). Um empate é suficiente para o avanço. Se o Araguaína vencer por apenas um gol de diferença, a decisão vai para os pênaltis.
Desde a criação da Série D, em 2009, o Nacional disputou a competição em nove oportunidades. Em cinco delas, o clube atingiu a fase eliminatória — com saldo de duas classificações e duas eliminações. Nas participações anteriores nos mata-matas, o time sempre chegou ao jogo de volta sem vantagem, precisando reverter placares ou se beneficiar de critérios de desempate.
Em 2009, diante do Cristal-AP, o Nacional segurou o empate em 1 a 1 no Amapá, mas foi goleado por 5 a 2 em Manaus e foi eliminado. Em 2013, empatou sem gols com o Salgueiro-PE em Pernambuco e acabou eliminado na partida de volta, após novo empate em 2 a 2, pelo critério do gol qualificado. Em 2018, foi superado pelo Manaus FC e deixou a competição na primeira fase eliminatória.
A participação mais recente nos mata-matas, em 2023, foi a única que terminou em classificação: o Nacional perdeu por 2 a 0 para o Parnahyba-PI no jogo de ida e reverteu a desvantagem com uma vitória por 3 a 0 em Manaus. Desta vez, o clube chega ao jogo decisivo com o resultado já a seu favor.
