Museu da República recebe 3ª edição do Encontro Offline neste domingo com proposta de 'detox digital'
Iniciativa promovida pelo Instituto Yoga na Maré desafia participantes a ficarem duas horas longe de dispositivos eletrônicos e retomarem práticas analógicas como leitura, desenho e bordado.
Por Diário Local
Neste domingo (28), os jardins do Museu da República recebem a terceira edição do Encontro Offline, um evento que propõe aos participantes ficarem duas horas sem celular, computador ou qualquer dispositivo eletrônico. A iniciativa é promovida pelo Instituto Yoga na Maré e busca estimular momentos de presença e conexão humana em um cenário cada vez mais influenciado pela tecnologia.
Durante o período, os participantes podem se dedicar a atividades analógicas e contemplativas, como leitura, escrita, desenho, bordado, crochê, costura ou palavras cruzadas. Embora não tenha finalidade terapêutica, o encontro pretende incentivar práticas que favoreçam a atenção plena, a regulação emocional e a construção de relações presenciais.
Como funciona
O Encontro Offline será realizado das 10h ao meio-dia nos jardins do Museu da República, localizado no Catete. A participação é gratuita, aberta a pessoas de todas as idades e não exige inscrição prévia.
Segundo Ana Olívia Cardoso, fundadora do Instituto Yoga na Maré, a proposta surge como resposta aos efeitos da hiperconectividade. "O Encontro Offline surge como uma pausa nessa hiperconectividade, convidando as pessoas a resgatarem práticas analógicas, como a leitura e as atividades manuais, que estudos já demonstram trazer benefícios significativos para a saúde física e a mental", afirma.
Cardoso acrescenta que a iniciativa busca também estimular que o resgate de práticas analógicas aconteça em grupo, "promovendo convivência e contato entre as pessoas, algo que também tem sido prejudicado pelo uso excessivo do celular".
Impacto da hiperconectividade
De acordo com Cardoso, sintomas de estresse e ansiedade têm se tornado cada vez mais comuns entre as pessoas, já que vivemos sob estímulos constantes que fragmentam a capacidade de atenção e intensificam quadros de esgotamento mental e sobrecarga emocional. "O ioga é uma ferramenta muito poderosa para a regulação da saúde mental, mas era necessário ampliar essa reflexão para além da prática, especialmente em relação ao uso excessivo de telas", completa.
