Ministério da Saúde vai sequenciar 50 mil genomas de brasileiros no SUS
Nova fase do projeto investe R$ 180 milhões para ampliar a pesquisa genômica e fortalecer a rede de laboratórios do país.
Por Diário Local
O Ministério da Saúde anunciou R$ 180 milhões para a segunda fase do projeto Genomas SUS, que prevê o sequenciamento de 50 mil genomas de brasileiros. Com isso, o país deve alcançar 71 mil genomas sequenciados e fortalecer sua rede nacional de laboratórios.
O que é sequenciar o genoma?
O genoma é o conjunto completo do material genético (DNA) de uma pessoa. Sequenciar significa "ler" essa informação, o que permite estudar variações ligadas a doenças e respostas a tratamentos.
Para que serve o projeto?
O objetivo é gerar uma base de dados genômica representativa da população brasileira, que é bastante miscigenada. Isso pode embasar a chamada medicina de precisão, em que diagnósticos e tratamentos são mais ajustados às características de cada paciente.
Onde os recursos serão aplicados?
Segundo o Ministério da Saúde, o investimento vai ampliar a infraestrutura de pesquisa, fortalecer laboratórios e capacitar profissionais especializados. A nova fase inclui a primeira unidade da rede no Centro-Oeste, na Universidade de Brasília (UnB).
Qual o benefício para a população?
A médio e longo prazo, o conhecimento genômico pode contribuir para diagnósticos mais precisos, identificação de predisposições a doenças e desenvolvimento de tratamentos. Trata-se de uma iniciativa de pesquisa, cujos resultados se acumulam ao longo do tempo.
Este texto trata de uma política de ciência e saúde pública. Para orientações sobre exames genéticos individuais, procure avaliação médica.
