Alemanha vence Equador por 2 a 1 mas gera alerta antes do mata-mata da Copa 2026
Tetracampeã mundial vence grupo E mas desempenho deixa dúvidas; goleiro Neuer é criticado após gol sofrido.
Por Diário Local
A Alemanha se classificou para o mata-mata da Copa do Mundo 2026, mas deixou dúvidas sobre seu desempenho. A tetracampeã mundial venceu o Grupo E, porém a derrota para o Equador por 2 a 1 nesta quinta-feira gerou preocupação na imprensa alemã e entre os próprios jogadores.
Após uma goleada por 7 a 1 sobre Curaçao na estreia e uma vitória de virada por 2 a 1 contra a Costa do Marfim, o time esperava um desempenho sólido contra o Equador. A derrota, porém, acendeu um sinal de alerta. O jornal Bild resumiu o sentimento com a manchete "Não vamos longe assim".
O goleiro Manuel Neuer, de 40 anos, foi especialmente criticado. Na análise da derrota, o jornal Süddeutsche Zeitung escreveu que o experiente goleiro parecia "um pouco velho", enquanto o Kicker descreveu como "gafe" sua atuação no segundo gol do Equador, quando Gonzalo Plata se antecipou a ele na pequena área. O técnico Julian Nagelsmann, porém, saiu em defesa do jogador.
Nagelsmann admitiu que o time precisa melhorar. "Perder nunca é positivo, especialmente em um jogo que é eliminatório. Esse não era. Mas temos que aprender com a derrota e melhorar. Ganhamos dois jogos e perdemos quando podíamos", disse o treinador.
Musiala, camisa 10 da Alemanha, teve um desempenho discreto na partida. Undav, que saiu do banco e marcou três gols nos dois primeiros jogos, também começou no banco de reservas para dar ritmo ao time ideal, segundo Nagelsmann.
Os jogadores reconhecem a gravidade da situação. Joshua Kimmich afirmou à emissora ARD: "Foi uma derrota merecida. Começamos bem a partida e abrimos o placar. Depois, perdemos a bola com muita frequência, o que fortaleceu o adversário. Pelo que vimos no segundo tempo, foi uma derrota merecida. Nada de grave aconteceu, mas não podemos nos dar ao luxo de perder mais nenhuma partida".
A Alemanha enfrentará um dos melhores terceiros colocados no mata-mata, em partida marcada para segunda-feira, às 17h30 (horário de Brasília), em Boston. Depois de duas edições caindo na fase de grupos, a tetracampeã voltará ao mata-mata, mas a margem de erro agora é mínima.
