Diário Local

Neymar volta à Seleção após mais de dois anos e surpreende analistas: 'Arma que ninguém tem no banco'

Após recuperação de lesão grave no joelho, o atacante entrou no 2º tempo da vitória por 3 a 0 sobre a Escócia e foi elogiado pela qualidade técnica exibida.

Por Diário Local

Neymar voltou a defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo após mais de dois anos afastado por lesão e deixou boa impressão. O atacante entrou em campo aos 30 minutos do segundo tempo na vitória do Brasil por 3 a 0 sobre a Escócia, pela terceira rodada da fase de grupos, e recebeu elogios de ex-jogadores e analistas pela qualidade técnica exibida.

O apresentador André Rizek destacou o valor estratégico do atleta para o time. "Neymar é uma arma no banco que talvez nenhuma seleção tenha para mudar um jogo na Copa. Hoje nossa arma no banco é jogador de qualidade técnica, finalização de jogo, que ninguém tem", afirmou.

Rizek também disse que a atuação superou o esperado para quem ficou tanto tempo sem jogar. "Vi o Neymar emocionado e superou a minha expectativa. Para um cara que não jogava, sem pegar em bola, achei que ele teria dificuldade. Mas superou a minha expectativa", relatou.

A última vez que o atacante havia atuado pela seleção foi em 17 de outubro de 2023, pelas Eliminatórias Sul-Americanas, contra o Uruguai, em Montevidéu. Na ocasião, Neymar sofreu ruptura do ligamento cruzado anterior (LCA) e do menisco do joelho esquerdo.

O ex-atacante Paulo Nunes enalteceu lances específicos da entrada de Neymar. "O passe que ele acha o Vini Jr. parece fácil, mas é difícil. É absurdo. A finalização, com a bola no pé presa. Para mim, foi muito boa a entrada dele", avaliou.

Renato Augusto reconheceu a classe do jogador, mas destacou que o atacante ainda precisa ganhar ritmo de jogo. "Ele precisa de minutagem, você vê que ele precisa ganhar confiança. Lesão assim precisa de tempo. Mas você vê que ele é acima. Ele acha um passe, movimenta. A seleção adversária respeita. Mas problema de panturrilha é mais complicado que uma posterior", disse.

A decisão de aguardar a recuperação total

O ex-jogador Felipe Melo deu sua leitura sobre o timing do retorno e afirmou, com base em experiência própria com lesões semelhantes, que Neymar poderia ter voltado mais cedo, mas optou por aguardar a recuperação completa.

"Se precisasse, o Neymar voltaria antes. Eu que estou falando isso, não é apuração, informação. Já tive problemas parecidos. Só que você tem um médico super capacitado, que é o Lasmar, uma comissão técnica super capacitada. Quando ele falou três a quatro semanas, entendi que era para estar zerado", afirmou Melo.

"Ele estava 100% depois do que o médico falou. Agora é pegar ritmo de jogo, entrar bem fisicamente. Porque, tecnicamente, ele não precisa de muito", completou o ex-jogador.

Revisado por Davy Albuquerque, editor responsável.