Vitória-ES busca aproveitamento como visitante para avançar na Série D
Com 60% de aproveitamento fora de casa na temporada, o time capixaba enfrenta o Betim neste sábado precisando apenas de empate para avançar na terceira fase.
Por Diário Local
O Vitória-ES entra em campo neste sábado confiante em sua capacidade de jogar fora de casa. O time capixaba enfrenta o Betim na Arena Gregorão, em Contagem, a partir das 15h (horário de Brasília), pela segunda partida da primeira fase da Série D do Brasileirão. Após vencer o confronto de ida por 1 a 0 no Salvador Costa, o Alvianil precisa apenas de um empate para garantir a vaga na terceira fase.
O bom desempenho como visitante na temporada reforça a confiança do clube. Em 2026, o Vitória-ES disputou 15 partidas fora de casa, alcançando sete vitórias, seis empates e apenas duas derrotas — um aproveitamento de 60%. Na Série D especificamente, o rendimento também é positivo: duas vitórias, dois empates e uma derrota em cinco jogos, somando 53,3% de aproveitamento.
O técnico Rafael Soriano atribui esse desempenho à identidade de jogo construída pela equipe. Segundo o treinador, a consistência tática em qualquer estádio é resultado do trabalho desenvolvido ao longo das últimas temporadas, com uma forma de jogar bem definida que facilita a adaptação de novos jogadores.
"A gente busca ter um DNA próprio. A gente busca jogar sempre dentro e fora de casa da mesma forma. Então, é o conjunto, desde o ano passado jogando junto. Alguns jogadores chegaram ao longo da temporada, mas já estão adaptados ao nosso modelo. Isso facilita bastante", afirmou Soriano.
As únicas derrotas do Vitória-ES como visitante em 2026 ocorreram diante do Democrata-GV, pela Série D, e do Vilavelhense, pela Copa Espírito Santo — neste último caso com uma equipe sub-20. A consistência apresentada longe do Salvador Costa ajudou o Alvianil a garantir a classificação antecipada para o mata-mata da Série D e a alcançar a final da Copa Espírito Santo, onde enfrentará o Rio Branco VN.
Para o confronto decisivo diante do Betim, Soriano espera manter o padrão de desempenho que o time exibiu como visitante ao longo da temporada. "Mantendo o nível de aproveitamento que a gente tem fora de casa, a gente possa manter esse desempenho e, se Deus quiser, conseguir essa classificação para a próxima fase", disse o técnico.
O vencedor do confronto entre Vitória-ES e Betim enfrentará na terceira fase o vencedor do duelo entre Lagarto-SE e CSA. Na temporada, seis clubes conquistarão o acesso à Série C de 2027.
