Lula parabeniza presidente eleito da Colômbia e destaca laços que 'transcendem ideologias'
Em publicação nas redes sociais nesta quarta (25), Lula citou a Amazônia, a pobreza e o crime organizado como desafios que unem os dois países.
Por Diário Local
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou, nesta quarta-feira (25), o povo colombiano pela eleição de Abelardo de la Espriella à presidência da Colômbia. Em publicação nas redes sociais, Lula descreveu o processo como "democrático e soberano" e ressaltou a importância dos laços bilaterais entre os dois países.
Na mensagem, Lula afirmou que a amizade entre Brasil e Colômbia vai além das diferenças ideológicas. "A amizade entre o Brasil e a Colômbia, que transcende ideologias, é fundamental para a superação de desafios comuns como a preservação da Amazônia, o enfrentamento da pobreza e o combate ao crime organizado", escreveu. O presidente concluiu com um chamado à cooperação contínua: "Que sigamos trabalhando juntos em benefício dos nossos povos."
A eleição colombiana ocorreu no último domingo (22). A sucessão presidencial suscitou discussões sobre o papel do país na cooperação regional, com ênfase em temas como o combate ao narcotráfico e a preservação da Amazônia — agenda compartilhada pelos países sul-americanos.
Brasil e Colômbia mantêm histórica relação diplomática com parceria em áreas estratégicas, com destaque para ações conjuntas na região amazônica e iniciativas de integração regional.
