Onça-parda é resgatada após subir em árvore em sítio no interior de SP
Animal foi encontrado acuado no alto de uma árvore em propriedade rural; após avaliação veterinária, foi devolvido ao habitat natural.
Por Diário Local
Uma onça-parda foi resgatada após ficar acuada no alto de uma árvore em um sítio localizado no bairro Laranjeiras, zona rural de Pirapozinho, interior de São Paulo, na manhã de sexta-feira (26 de junho). Após avaliação veterinária, o animal foi considerado saudável e devolvido ao seu habitat natural.
Moradores da propriedade acionaram a Polícia Militar Ambiental após encontrarem o felino no alto da árvore próxima à residência. De acordo com a PM Ambiental, o animal provavelmente entrou na propriedade em busca de alimento e, ao ser cercado por cachorros, subiu na árvore como forma de proteção.
O resgate foi realizado por equipes da Polícia Militar Ambiental com apoio de um médico-veterinário e um biólogo. Os especialistas utilizaram tranquilizantes para conter o animal de forma segura e o colocaram em um compartimento apropriado para transporte.
Após a contenção, a onça-parda passou por avaliação clínica que constatou ausência de ferimentos e boas condições de saúde geral. Com base nessa avaliação, o felino foi solto em uma área de vegetação compatível com seu habitat natural.
A Polícia Ambiental orienta a população a não tentar capturar ou afastar animais silvestres por conta própria em caso de aparecimento. A recomendação é acionar os órgãos responsáveis para que o resgate seja realizado com segurança, tanto para as pessoas envolvidas quanto para o animal.
