Diário Local

De volta após nove meses, Villasanti tenta retomar titularidade no Grêmio e superar frustração com a Copa do Mundo

Paraguaio ficou fora da Copa do Mundo por não se recuperar a tempo da lesão no joelho e agora tenta ganhar vaga de Nardoni no meio-campo tricolor.

Por Diário Local

Após nove meses afastado por lesão, o volante Villasanti retornou aos treinamentos do Grêmio e tenta reconquistar espaço no time titular. O paraguaio, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo em agosto do ano passado, carrega ainda a frustração de ter ficado fora da Copa do Mundo e precisa convencer Luís Castro de que merece a posição no meio-campo tricolor.

A ausência por lesão inviabilizou sua participação na Copa do Mundo. Presença regular nas Eliminatórias, Villasanti foi peça na campanha que levou o Paraguai ao torneio pela primeira vez em 16 anos. O técnico paraguaio Gustavo Alfaro esperava que o atleta participasse de ao menos uma partida antes de confirmá-lo na convocação final, mas isso não ocorreu. O volante ficou fora da lista.

No clube, a longa ausência custou-lhe o posto de titular. Ao lado de Kannemann, Villasanti era o jogador mais antigo do elenco e uma referência no vestiário antes de se machucar. Com a saída de Arthur, uma vaga se abriu na segunda posição do meio-campo. Mesmo assim, a comissão técnica considera o argentino Nardoni à frente na disputa pela posição. Contratado pelo Grêmio no início deste ano, Nardoni tem ritmo de jogo em dia — vantagem sobre o companheiro ainda em recuperação.

A diretoria, por outro lado, trata Villasanti como um reforço para o segundo semestre. O volante voltou a ficar à disposição de Luís Castro em 23 de maio. Foi relacionado para a vitória sobre o Santos, mas não entrou em campo. Por opção da comissão técnica, ficou ainda fora da lista para o jogo contra o Montevideo City Torque, no dia 26. Quatro dias depois, acompanhou do banco a derrota para o Corinthians na Arena, novamente sem ser aproveitado.

Os amistosos da intertemporada devem ser a primeira chance real de Villasanti ganhar minutos. Neste sábado, o Grêmio enfrenta o Cascavel no interior do Paraná, às 16h. O clube tem ainda jogos marcados contra a Chapecoense, no dia 5 de julho no Mato Grosso, e contra o Cruzeiro, em Brasília, no dia 12 de julho.

O Grêmio havia renovado o contrato com o volante em maio de 2025, três meses antes de a lesão acontecer. Em 17 de agosto daquele ano, Villasanti deixou o campo machucado durante partida contra o Atlético-MG na Arena MRV, com a ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo diagnosticada. O vínculo com o clube vai até o fim de 2029, quando terá 32 anos. O paraguaio chegou ao Grêmio em agosto de 2021 e, a partir da temporada seguinte, ganhou espaço no time durante a campanha da Série B, após conquistar a confiança do técnico Renato Portaluppi. Desde então, acumula 193 jogos, 14 gols, 14 assistências e três títulos estaduais.

Revisado por Davy Albuquerque, editor responsável.