Diário Local

Polícia destrói 22 dragas de garimpo clandestino no sul de Minas e prende cinco

Força-tarefa das Forças de Segurança realizou operação entre 24 e 26 de junho nos rios Verde, Baependi e Aiuruoca, no sul do estado.

Por Diário Local

Uma força-tarefa das Forças de Segurança desfechou golpe contra o garimpo clandestino na região sul de Minas Gerais. Entre 24 e 26 de junho, a operação destruiu 22 dragas, prendeu cinco pessoas e apreendeu 300 gramas de ouro nos rios Verde, Baependi e Aiuruoca.

Ao todo, foram fiscalizados 24 alvos durante os três dias de ação. Além das cinco prisões, as equipes cumpriram quatro mandados de busca e apreensão, recolheram 11 embarcações utilizadas na atividade ilegal, apreenderam quatro veículos e lavraram 33 autos de infração e notificações ambientais.

A operação mobilizou uma estrutura operacional robusta. A Polícia Militar de Minas Gerais empregou 84 militares, 26 viaturas, 11 drones, 10 embarcações, sete equipamentos de comunicação via satélite Starlink e um helicóptero Pegasus, do Batalhão de Radiopatrulhamento Aéreo. Participaram também equipes especializadas do Batalhão de Polícia Militar de Meio Ambiente e do Batalhão de Operações Policiais Especiais.

Tecnologia no combate ao garimpo

O emprego de aeronaves e drones foi decisivo para o sucesso da ação. Os equipamentos permitiram o reconhecimento aéreo das áreas de difícil acesso e o mapeamento das dragas utilizadas pelos garimpeiros, facilitando o deslocamento das equipes terrestres e fluviais. A estratégia buscou superar os desafios geográficos da região e ampliar a eficiência das fiscalizações.

Impacto ambiental

A extração mineral clandestina representa uma ameaça ao meio ambiente e à segurança pública da região. As atividades ilegais provocam assoreamento dos rios, destruição da vegetação, degradação da biodiversidade e comprometem a qualidade da água utilizada pelas comunidades locais.

A operação integra a Operação Protetor dos Biomas, mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Justiça em parceria com os estados para intensificar o combate aos crimes ambientais, garimpo irregular, desmatamento e queimadas.

Integração de órgãos

A ação envolveu participação conjunta da Polícia Militar de Minas Gerais, Polícia Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Agência Nacional de Mineração (ANM) e Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Para as instituições envolvidas, a integração entre as forças de segurança e os órgãos ambientais amplia a capacidade de fiscalização e resposta do poder público no enfrentamento aos ilícitos ambientais.

Revisado por Davy Albuquerque, editor responsável.