Diário Local

Conta de luz deve ficar mais barata em agosto com bônus de Itaipu de R$ 767,2 milhões

A Agência Nacional de Energia Elétrica vai distribuir crédito direto nas faturas de consumidores residenciais, rurais e do Sistema Interligado Nacional após resultado positivo da Conta de Comercialização de Itaipu.

Por Diário Local

A conta de luz ficará mais barata para milhões de brasileiros em agosto. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) vai distribuir aproximadamente R$ 767,2 milhões em bônus da Usina de Itaipu, creditados diretamente nas faturas de energia dos consumidores.

O desconto é resultado do saldo positivo registrado na Conta de Comercialização de Energia Elétrica de Itaipu em 2025, que alcançou R$ 1,29 bilhão. Quando há sobra de recursos nesse mecanismo — que reúne receitas e custos da operação da hidrelétrica — a legislação determina que o montante seja devolvido aos consumidores em forma de crédito.

O valor aparecerá automaticamente como abatimento na conta de energia ao longo de agosto, sem necessidade de solicitação prévia.

Quem tem direito ao bônus

O benefício é destinado principalmente a consumidores residenciais, consumidores rurais e unidades atendidas pelo Sistema Interligado Nacional (SIN). Para receber, é necessário ter registrado consumo de até 350 kWh em pelo menos um mês de 2025, ano-base considerado para o cálculo do benefício.

De acordo com as regras do setor, o valor do desconto varia de acordo com o consumo de cada cliente e é proporcional à energia utilizada nos meses elegíveis. Consumidores com média mensal de 116 kWh receberão um crédito aproximado de R$ 9,16. Em anos anteriores, o bônus médio individual ficou na casa de poucos reais, apesar de bilhões distribuídos no total à população.

Como o saldo positivo se forma

O crédito resulta do saldo positivo nas contas de Itaipu, que pode ocorrer por fatores como variação cambial favorável, receitas acima do esperado ou devolução de recursos usados anteriormente para conter tarifas. Quando esses cenários acontecem, o montante é revertido aos consumidores, funcionando como uma espécie de dividendo da energia gerada pela usina.

Revisado por Davy Albuquerque, editor responsável.