Turquia se despede da Copa com vitória sobre EUA; técnico cita injustiça
Eliminada na fase de grupos, a seleção turca venceu os americanos na rodada final e saiu do torneio ressaltando o desempenho do time.
Por Diário Local
A Turquia deixou a Copa do Mundo 2026 na fase de grupos, mas se despediu com vitória. A seleção turca venceu os Estados Unidos por 3 a 2 na rodada final do Grupo D, resultado que não foi suficiente para avançar à próxima fase, mas agradou ao técnico Vincenzo Montella.
Os americanos terminaram líderes do grupo com seis pontos. A Austrália passou em segundo lugar com quatro pontos, mesma pontuação do Paraguai, que dificilmente não integrará os melhores terceiros colocados.
Montella destacou o desempenho da equipe no confronto contra os Estados Unidos e ressaltou o caráter dos jogadores diante das dificuldades enfrentadas na competição. "Me sinto muito contente pela equipe e poderemos voltar à Turquia com a cabeça erguida. Foi tudo um pouco injusto, mas assim é o futebol, às vezes dói", afirmou o técnico.
Primeira Copa em 24 anos e pressão do inexperiente elenco
A Turquia não disputava uma Copa do Mundo desde 2002. Todos os 26 convocados estavam em seu primeiro torneio da competição, o que, segundo Montella, impactou o desempenho nas rodadas iniciais. "A Turquia não jogava um Mundial há 24 anos, ninguém do elenco esteve antes na competição. É muita pressão, e isso impacta", explicou o treinador.
O técnico também citou questões de sorte nas primeiras duas rodadas. "Nos primeiros dois jogos, tivemos azar. Ao menos um empate nesses jogos teria facilitado as coisas", comentou Montella.
A seleção chegou à rodada final sem chances de classificação após perder para Austrália e Paraguai, deixando a última semana difícil para o elenco. Apesar da eliminação, Montella reforçou o orgulho com o desempenho do time na reta final da competição.
