Técnico do Irã desvia de questões sobre "Jogo do Orgulho" e reforça foco no futebol
Amir Ghalenoei pediu que entrevista abordasse apenas tópicos relacionados à partida contra o Egito, marcada para madrugada de sábado na Semana do Orgulho de Seattle.
Por Diário Local
O técnico do Irã, Amir Ghalenoei, evitou abordar aspectos extracampo antes da partida contra o Egito na Copa do Mundo de 2026. Em coletiva de imprensa, a Federação de Futebol da República Islâmica do Irã pediu que as questões se limitassem a tópicos relacionados ao futebol.
O jogo entre Irã e Egito está marcado para a madrugada de sexta para sábado, às 0h (horário de Brasília), em Seattle. O comitê organizador local designou a partida do grupo G como o "Jogo do Orgulho" por coincidir com a Semana do Orgulho da cidade. Ambos os países criminalizam casamentos homoafetivos.
"Não vamos falar sobre quaisquer outros assuntos. Nós buscamos levar alegria ao nosso povo. Quando o jogo começar, nosso foco total estará no campo, não no que vai acontecer fora do gramado", declarou Ghalenoei. "Seremos representantes da nossa grande nação iraniana, e o futebol será nosso único foco, nada mais."
O técnico reforçou a mensagem: "Nós estamos aqui para jogar futebol, e nada mais. Nosso foco total será no jogo de amanhã, em ter sucesso no jogo de amanhã. Qualquer outra coisa que seja banida, nós não queremos discutir."
Bandeiras LGBT liberadas no estádio
As federações de Irã e Egito solicitaram à Fifa que proibisse a entrada de bandeiras LGBT no estádio de Seattle. A entidade, porém, liberou tanto as bandeiras do arco-íris quanto bandeiras ligadas a outras orientações sexuais.
Restrições americanas flexibilizadas
Ghalenoei mencionou os desafios logísticos enfrentados pela seleção iraniana durante a Copa do Mundo. Meses antes do torneio, havia ameaça de boicote, mudança na base de treinos, amistosos cancelados e problemas na emissão de vistos, em razão da relação entre os governos do Irã e dos Estados Unidos.
Os EUA e o Irã assinaram acordo de paz na semana anterior. Nesta semana, o governo americano flexibilizou restrições de viagem, permitindo que a seleção iraniana chegasse a Seattle dois dias antes do jogo, em vez de apenas na véspera.
"Os problemas afetaram nosso nível físico, nos afetaram. Como eu disse, vamos deixar tudo isso de lado e superar todos esses desafios", afirmou o técnico. "Em relação aos jogos anteriores, nós não tivemos boas condições, mas acho que (os problemas) pavimentaram o caminho, nos prepararam para o jogo de amanhã."
O Irã ocupa a segunda posição do grupo G com dois pontos. Todas as quatro seleções da chave ainda têm chance de classificação à fase eliminatória do Mundial.
